top of page
  • Foto do escritorIgreja Cristã

MORRER PARA VIVER - Pr. Eduardo Carneiro

João 12:20-21 - Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.

Hoje a Igreja tem muitos gregos no nosso meio. Quando aceitamos seguir Jesus, temos acesso ao Pai e ao Filho porque o véu foi rasgado, mas não conseguimos chegar a Jesus, não tomamos posse desse acesso a Jesus.


Quando aceitamos Jesus, a semente que é lançada no nosso coração, tem que cair em terra fértil para brotar, mas se ela não cair em terra fértil, ela não morre e não vai brotar.

Muita gente hoje está dentro da casa do Senhor e a semente que foi plantada não morreu. Geme, esperneia, faz coisas erradas porque a semente bateu numa terra que precisa ser tratada, porque senão ela não morre.


Jesus falou sobre isso:

João 12:24 - Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.


Um grãozinho caindo na terra tem que morrer. Temos que morrer para gerar frutos, porque um dia foi pregado o evangelho e a semente foi lançada. Por que você não morre? Se a semente do evangelho não morrer dentro de nós, nós não vamos dar frutos. Vamos viver em cristo, caminhando sem fruto.


A semente para gerar frutos ela tem que cair em terra boa. A terra é o nosso coração. Como está o seu coração? Com rancor? Está mal tratado? Está não querendo perdoar? Está ainda com ódio?


Não adianta o seu orgulho, não adianta a sua soberba, não adianta... Se a semente do evangelho não morrer nesse seu coração, nessa terra, você não vai dar frutos. As vezes as coisas acontecem na nossa vida e não sabemos por quê. É porque a semente ainda não morreu. A Bíblia é clara sobre isso.


A pergunta é:

- Como está a sua terra?

A terra pode estar seca, a terra pode estar fértil, pode estar árida, mas todas elas precisam de adubo. Para se colocar adubo, a terra precisa ser mexida e muitas pessoas não querem que mexa no seu coração:

- Não mexe nessa ferida não...


Se não mexer na ferida, a terra não vai dar fruto. Tem que mexer na terra para a semente germinar. Tem pessoas que gostam de estar na igreja, mas quando mexe na ferida, mexe no coração, acabou a pessoa. Não vem mais a igreja, vira as costas para os pastores. Você tem que se ver é com Deus. Deus é que vai tratar de você, mas se você não deixar Deus tratar, vai mudar de Igreja, vai mudar de pastor, vai ficar mudando e nunca vai ser feliz. Porque a felicidade tem que ser tratada primeiro no coração.

Temos que entender que a semente tem que morrer.


Quando eu vim para Jesus tive que deixar muita coisa, tive que deixar meus achismos, foi muito difícil porque somos criados numa forma. No mercado aí fora, as pessoas te forjam de uma maneira e quando você vem para cristo, começa a ser confrontar com a palavra e você tem que mudar. Pode ser difícil, mas não é impossível!


Tem pessoas que podem ajudar você a mudar, tem os pastores que podem te ajudar através do jejum, da oração, de falar não e você bater o pezinho, fazer beicinho, mas você tem que mudar para vir a ter frutos.


João 12:24 - Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.


Quantas pessoas que estão só? E não é só de marido e de esposa, é só de amizades, só de pessoas em que pode confiar. Ninguém quer ser seu amigo ou sua amiga. Você não tem amizade, pode ter dinheiro, pode ter o que for, mas ninguém quer ficar do seu lado, sabe por quê? Porque você não morre. A semente não morre. Quando a semente morrer você vai começar a dar frutos, tanto fruto que as pessoas vão querer ficar do seu lado, para comer, andar e usufruir do que você tem, de tão benção que você será.


Precisamos nos analisar, porque temos que ter vida e vida em abundância.

João 12:25 - Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.


Você vai aborrecer a sua vida deixando aquilo que você gosta. Deus não quer tirar nada do que você tem, Ele quer ter o primeiro lugar na sua vida. Você vai manter seu carro, casa, dinheiro na conta bancária, mas para o Senhor ter o primeiro lugar você tem que morrer, se não as outras coisas vão ter mais valor.


Quando nós invertemos os valores é porque o nosso coração precisa ser massageado. Não coloque a sua segurança no que Deus te deu nessa terra, coloque a sua segurança no Senhor, aí a semente vai dar fruto, vai brotar.


A palavra ainda diz:

João 12:26 - Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.


Você quer ter honra, sirva ao Senhor, morra. Você quer ser honrado no trabalho, em casa, na família e aonde você for, comece a deixar essa semente morrer no seu coração para germinar, então em primeiro lugar estará sempre Ele.


A palavra de Deus sempre se cumpre. Por isso eu pergunto:

- Como está a sua terra? Seja sincero com Deus e diga se você precisa de adubo, diga como está a sua semente, viva ou morta.


Provérbios 1:31 - Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.

Quando a terra é boa, você come dos seus próprios frutos, colhe e come.

Isaías 3:10 - Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerão do fruto das suas obras.

Os frutos trazem a visitação do Senhor. Temos que entender que você é cristão, é profeta, e tem que deixar essa semente morrer dentro de você, se não ficará só e começará a se questionar com Deus, mas quando você começa a mudar, passa a viver para Deus.


Deus não quer tirar nada de você, volto a dizer, mas quer somente que você seja Dele. Foi difícil até para eu entender isso, por isso apanhei muito. Eu não quero que vocês apanhem como eu apanhei para aprender. Não tive ninguém para me ensinar, foi o próprio Deus. Por isso eu ensino, para que as ovelhas venham a estar curadas, saradas, felizes, alegres, prósperas, em todas as áreas de suas vidas. Jeremias 21:14 - Eu vos castigarei segundo o fruto das vossas ações, diz o Senhor; e acenderei o fogo no seu bosque, que consumirá a tudo o que está em redor dela.

As ações são minhas e suas. As vezes você faz muitas ações erradas e sem saber está jogando as sementes, e depois vai querer que Deus resolva. E a semente que você plantou? Você vai ter que colher... Por isso tem que parar de semear coisas erradas, coisas ruins, para que chegue o tempo de colher coisas boas na sua vida e em tudo o que você fizer.


É muito séria essa parte da semeadura. Olha o que acontece:

Lucas 3:9 - E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.


E aí você fica perguntando: “Porque tanta coisa acontece comigo?”, “Por que as coisas não mudam?”, porque seu coração continua com a terra seca, árida, uma terra cheia de problemas, mas é por isso que existe libertação.


Essa é uma das igrejas raríssimas que faz libertação, que cuida da ovelha, trata, faz gabinete, faz ministração, tem palavra, as mensagens sacodem você e as vezes alguns saem até chateados com os pastores. Não tem problema, já estamos acostumados, mas depois Deus te dá um alívio e você volta, porque nós te amamos.


O seu coração precisa ser tratado, para que não aconteça o que fala o livro de Lucas 3:9.

Se você vier na escola bíblica vai entender, porque a Primeira e a Segunda Aliança se unem, se juntam, então você vai saber que o que acontece na sua vida está baseado na palavra. Agora, se você não vem aprender a Bíblia, as escrituras, como você vai entender? Você vai é se questionar...


Deus quer cada vez mais fazer algo por você, embora tudo já tenha sido feito, mas precisa de ações.

Mateus 7:16 - Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Se você não semear coisas boas, não vai colher.

Se você não semear no gazofilácio, não vai colher.

Se você não vier igreja, não vai colher.


Deus vai dando um tempo para que você possa entender, mas o tempo vai passando e o seu coração vai endurecendo. Depois para mexer no seu coração, a terra já estará dura, então o trabalho será maior. Por isso não perca tempo. Deixe Deus mexer no seu coração, deixe Deus tratar dessa terra, para que Ele venha te abençoar. Você ficará estagnado se não permitir que Ele mexa nessa terra.


Gente, a terra tem que ser mexida, o seu coração tem que ser mexido!

Muitas pessoas ficam enfermas, hospitalizadas e até paralíticas e os médicos dizem que é por uma coisa ou outra, mas quando vamos ministrar vemos que é falta de perdão, raiz de amargura, que quando tratados os sintomas deixam de existir.


A terra, que é o nosso coração tem que estar tratado, pronto para receber as sementes... Isso é rápido? Não, mas se você não começar a mexer na terra, a água que desce do altar, do Trono de Deus, não vai poder regar.


Muitas pessoas correm atrás de psicólogos, psiquiatras, não sou contra, mas procuram esses profissionais para falar de seus problemas e o médico receita um remedinho e a pessoa vai embora. As pessoas ficam presas nisso anos e anos.


Quando uma pessoa abre o coração para Deus, falando dos seus traumas da infância ou da adolescência, Ele passa um bálsamo e cura sua alma. Nós pastores estamos aqui para ajudar.


Quando isso acontece e você é tratado, fica mais leve, alegre, começa a ter mudanças...

Alguém comentou comigo que estava vindo para esta igreja porque viu que a vida de uma pessoa que ela conhecia havia mudado, que o rosto dessa pessoa estava diferente. O coração foi mexido lá atrás e gerou frutos. De boca calada a pessoa estava mostrando os frutos. Eu tenho certeza de que essa pessoa que viu a mudança no outro, também vai gerar frutos, porque quem cuidou da terra de um, vai também cuidar da terra do outro. Viu como é importante deixar a mão de Deus mexer em nosso coração? Viu a importância da libertação?


Precisamos mover o mundo espiritual, mudar nossa terra, trazendo água, sementes, para que possamos dar frutos na nossa vida. Essa terra precisa ser regada com as águas do Trono de Deus.

Você tem que crer nessas palavras e tomar posse, para que entre uma nova estação para a sua vida.


A sua vida tem que melhorar todo dia em Cristo Jesus, você não pode ficar dentro da igreja estagnado, esse não é o propósito, o problema não é a pregação, não é a igreja... Você tem que deixar Deus mexer no seu coração, massagear, tirar aquela água suja, aquela areia dura, e deixar colocar adubo, água do altar para lavar e regar. Para isso você tem que acreditar, tem que permitir, tem que pedir: “Senhor mexe nessa terra, mexe no meu coração.”


Você pode pegar as sementes no mundo espiritual e colocar no seu coração, como um ato profético. Pede ao Senhor para que sua terra tenha mel, seja doce, seja fértil, seja frutífera.


Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Esses frutos têm que brotar no seu coração, pegue essas sementes e coloque na sua terra. Quando acontecer algo ruim, esses frutos não vão deixar você explodir.


Temos que morrer todos os dias... Apocalipse 22:1,2 - E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.


Deus cuida de cada um de nós, só depende de como está a sua terra.

Meu pai maltratava muito a minha mãe e eu aprendi judô para bater no meu pai, porque não queria ver ele brigando com a minha mãe. Ele morreu quando eu tinha 15 anos e minha mãe morreu quando eu tinha 18 anos, filho único e mimado. Todo filho único é mimado. Por isso eu tive logo três filhos... Isso ficou dentro de mim muitos anos. Precisei de muita libertação e muito de Deus para limpar meu coração e limpo até hoje.


Eu não sou melhor do que vocês e vocês não são melhores do que eu, em nada, mas eu tive uma oportunidade e aprendi a deixar Deus massagear o meu coração, mexer naquela terra árida e adubar. O adubo as vezes dói na sua vida, porque o adubo é com esterco e no começo pode até cheirar mal, explodir, mas depois vem uma plantação maravilhosa.


Em Israel você anda na estrada e durante um longo tempo só vê deserto, aquela terra seca e de repente vê uma região toda verde, muito bem regada e tratada, cheia de flores e frutos. No meio do nada!


Deus tem um lugar para fazer florescer no seu coração, mas você precisa ser tocado, a mão de Deus precisa tocar o seu coração.

Permita-se ser tocado pelo Senhor...

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page