• Igreja Cristã

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL - Pra. Rose Carneiro

Estamos entrando no sexto mês do calendário bíblico. É o mês que antecede o terceiro período festivo (Trombetas, Yom Kipur e Tabernáculo). O próximo período é de grandes revelações, então devemos nos preparar para recebermos tudo o que o Senhor preparou para nós.


Assim, gostaria de falar um pouco de como alcançarmos a manifestação da glória do Senhor.


Costumamos falar aqui na igreja que o nosso corpo físico nos habilita a interagirmos no mundo físico e que o nosso corpo espiritual nos habilita a interagirmos no mundo espiritual.


Com o nosso corpo físico percebemos através dos cinco sentidos todas coisas: temos o tato, visão, audição, paladar e olfato. Além disso temos os nossos membros que é a engrenagem que permite nosso movimento no mundo físico.


Mas sabemos que para tudo isso acontecer é necessário que tenhamos um setor de comando que funcione bem para termos um bom desempenho em tudo que fizermos. O corpo foi feito para executar aquilo que o setor de comando determinar.


Quando o corpo está ficando sem água, o setor de comando dá uma ordem as pernas que vá até o filtro, depois dá uma ordem aos braços e as mãos para pegar um copo de água e ao paladar para beber a água. Aí, então, o trabalho é executado com sucesso!


Não adianta cuidarmos somente dos membros que executam funções, sem cuidarmos do setor que envia os comandos, senão seremos apenas bobalhões com boa aparência. Isso é o que mais vemos, homens e mulheres bonitas que não sabem nem pensar, infelizmente...


Com o nosso corpo espiritual não é diferente.


As mesmas habilidades que vemos no corpo físico temos no corpo espiritual, assim como o setor de comando.


Por isso, acima de qualquer coisa o que precisamos ter é saúde espiritual e inteligência espiritual. O que isso significa? Quando você conhece as escrituras, as leis, o mundo espiritual, tem intimidade com o Senhor, busca frequentemente sua libertação, significa que você tem tanto saúde espiritual quanto inteligência espiritual, porque está escrito:


Josué 1:8 - Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido.

Salmos 25:14 - A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.


O Salmo 1 traz o segredo de uma vida abundante em todas as áreas!


É muito comum vermos pessoas cheias de dons espirituais, visões tremendas do mundo espiritual, veem espíritos malignos perto de pessoas, visão de anjos. Tem pessoas que ouvem barulhos espirituais, vozes do mundo espiritual, que sentem cheiros (bons ou ruins) dependendo do ambiente espiritual... E daí?


O que vão fazer com todas as informações que recebem do Reino? Nada! Que atitudes vão tomar frente as situações que lhes são trazidas? Nenhuma! Não sabem, não aprenderam, não conhecem...


Se não nos prepararmos e crescermos em graça e conhecimentos espirituais, faremos apenas barulho. Muitas comunidades cristãs só fazem barulho, não tem propósitos, vivem de revelações soltas sem direção. As pessoas com dons nessas congregações reinam... Rapidamente são direcionadas para abrir alguma igreja, mas nem leram a Bíblia.


Todo caminho que percorremos precisa ter um fim proveitoso, se não terá sido em vão. Caminhar, caminhar, caminhar sem direção não justifica, porque vai somente cansar. Por isso a importância dos propósitos.


Provérbios 14:12 – Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.


Isaías 40:31 - Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.


Uma pessoa que está na igreja pode pensar: Aceitei Jesus e estou na Igreja... e daí, você sabe por que foi alcançado? Qual o seu chamado? Que propósito o Senhor tem para sua vida? Deus nos orienta quando buscamos Nele.


Querer aprender, ser guiado pelo Senhor são propósitos fundamentais para todo cristão! Cantar no louvor na igreja, participar da intercessão, dar aula para crianças ou adultos, são etapas de ensinamentos que precisamos passar, para chegarmos ao ministério que o Senhor tem para cada um.


Os dons e habilidades espirituais são para nos ajudar a viver as coisas espirituais, mas precisamos ter a mente de Cristo, o conhecimento das escrituras, ter unidade com o Senhor para sabermos como agir.


Então você está numa determinada Igreja e vê uma geladeira no púlpito, com um laço de fita amarrado nessa geladeira. Qual é a interpretação? O que você vai fazer com essa informação? Você vai querer fazer parte dessa igreja? Significa que o pregador não tem a presença do Senhor e está apenas querendo aparecer. O pregador é dessa igreja? É algum convidado? É o filho do pastor presidente da igreja? Deus mandou você falar com o pastor ou é só para você não voltar mais ali?


É muito sério receber informações espirituais, por isso precisamos saber o que devemos fazer com elas. O mundo espiritual não é estático. Tem pessoas que já tiveram muita intimidade com Deus e depois perderam. Se não voltarem atrás e retomarem o caminho, vão ficar vivendo com a sombra do passado, achando que estão cheios da unção por causa das visões e não estão.


Isaías 43:18 – Parem de viver dos acontecimentos passados e de cismar com o passado; faço algo novo; isso está surgindo – vocês não o percebem?


Se no passado você aprendeu um ABC cristão, não é por isso que hoje vai rejeitar o XYZ. O ABC serviu naquele tempo, para hoje precisa ser o XYZ! O Eduardo pregou sobre isso há alguns dias.


A maneira como Deus te usava no passava, não será a mesma no presente, porque você cresceu, amadureceu, ou pelo menos deveria... De acordo com a vida espiritual de uma pessoa, as informações espirituais podem estar contaminadas ou não, tudo depende da libertação que a pessoa buscou em Deus e alcançou.


Deus é a Sabedoria, o conhecimento maior, quanto mais perto estivermos Dele, mais iremos absorver dos atributos Dele.


Isaías 50:4 - Adonai Elohim deu-me a capacidade de falar como um homem bem-educado, para que eu, com minhas palavras, saiba sustentar o fraco. Todas as manhãs, ele desperta meus ouvidos para ouvir como os eruditos.


Mais do que os dons, precisamos aprender como usá-los para benefício do corpo, para isso o Senhor desperta nossos ouvidos todas as manhãs, mas o que acontece?


Geralmente as pessoas quando tem alguns dons, se acham muito espirituais e querem governar suas próprias vidas, das pessoas que estão ao seu redor e todas que conseguir alcançar. Sabem até que Deus fala usando a vida de outros, mas as mensagens e as revelações que os outros recebem não são tão importantes quanto as suas!


Isso é perigoso, porque se essa pessoa em algum momento serviu aos espíritos elementares quando estava no mundão, vai querer manipular a todos do mesmo jeito e vai achar que Deus é que está mandando.


Até que a pessoa chegue ao nível do seu próprio ministério, tendo sido conduzido pelo Senhor, essa pessoa vai precisar de orientação, ensino, de direção e tem que aceitar e obedecer, se não vai permanecer perdido por anos, sem rumo, sendo levado de um lado a outro sem chegar a lugar nenhum.


Deus até já nos exemplificou isso, quando deu a visão de uma determinada pessoa parada na margem de um rio vendo as águas passarem. Só o que se movia eram as águas, que na visão representava o tempo.


A inteligência espiritual é alcançada quando estamos ligados ao corpo e somos ensináveis. Nós podemos ver pessoas cheias de dons, mas se elas não estiverem libertas e tratadas para começarem a trabalhar e aprenderem as etapas que as levem a um ministério, não vamos poder ajudar, porque na primeira atividade que for dada elas vão desmontar.


Não devemos buscar somente dons do Senhor, temos que buscar, acima de tudo, o conhecimento das escrituras. A escola bíblica é um bom lugar para isso, os livros de autores conceituados, mas lembrem que nada substitui a Bíblia.


Enquanto buscarmos o Senhor com sinceridade no coração, não tem como a glória Dele não se manifestar na nossa vida.

42 visualizações
SOBRE NÓS

A Igreja Cristã tem suas raízes firmadas em Israel, sua visão voltada para Terra Santa, onde o Eterno tem dado a oportunidade de conhecer e vivenciar, na prática, as festas bíblicas e os estatutos perpétuos.

LOCALIZAÇÃO

(21) 2721-3971

 

Rua Doutor Celestino, 48 - Centro Niterói/RJ | CEP 24020-091

 

contato@igrejacrista.org.br

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018 por Eduardo  Carneiro.