top of page
  • Foto do escritorIgreja Cristã

CONSCIÊNCIA PESADA - Pra. Gabriella Carneiro

Hoje vamos falar um pouco sobre “ofender-se a si mesmo”.

Vamos falar um pouco hoje sobre a nossa consciência. As pessoas podem ter uma consciência doentia ou uma consciência saudável.


Em 1Pe. 3.11 diz que precisamos seguir em paz, e há três relações que precisamos estar em paz: Estar em paz com Deus, estar em paz com o próximo e estar em paz conosco mesmo. E talvez o mais difícil desses três é estar em paz consigo mesmo. Você nessa noite estar em paz com você mesmo? Isso é bom as vezes..


Uma das maneiras mais tristes de viver é saber que o que você está fazendo é errado e continuar fazendo assim mesmo. Você tem coisas escondidas no escuro que precisam sair para a luz? Nós precisamos aprender a viver na luz. Você é pressionado por coisas que está escondendo? Porque sã os nossos segredos que nos adoecem, mas a verdade é o que vai nos libertar.

Mateus 18:8 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. 9 E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

Só temos duas escolhas, quando terminarmos aqui é para cima ou para baixo! Eu quero passar a eternidade no lugar certo, isso significa que preciso tomar decisões aqui e agora. AGORA! E parar de adia-las e adia-las e adia-las.


O que acontece é que as vezes, muitas pessoas estão vivendo com sua consciência te condenando, ou ainda, vivendo de maneira errada a tanto tempo que sua consciência nem te condena mais. Ela já está tão seca e tão dura que ela nem se importa mais, e isso é pior ainda! Mas há esperança para cada um de nós. Nossa vida pode mudar. Cada um de nós vai ficar diante de Deus no final da vida, e então vamos ter que dar conta da maneira como nós vivemos. Cada um de nós. Eu não vou poder responder por vocês e nem vocês por mim. Mas eu preciso responder através do chamado que Deus tem para minha vida que é levar a palavra e te alertar que você não pode viver propositalmente no pecado e ter qualquer tipo de vida com o qual vai ficar satisfeito. É hora de todos nós nos movermos adiante!

Estamos sempre pedindo algo diferente ao Senhor. Mas cada vez que a gente quer subir para um nível mais alto é necessário que a nossa carne diminua, ou seja, que a nossa natureza carnal diminua. A um caminho estreito que Deus quer que andemos, e isso quer dizer que não podemos fazer o que todo mundo está fazendo.


Eu quero que hoje você seja levado para um lugar de decisão, de escolha, chegue a um outro nível.


“O alto preço de uma emoção barata”. Tomos que ser muito cuidadosos para não estarmos vivendo para o momento, como se o amanhã nunca viesse, porque o amanhã vai vir! E como nós vivemos hoje afeta a qualidade do nosso amanhã.


E eu estava pensando hoje como precisamos ser gratos. Eu sou grata porque quando faço algo errado, o Espírito Santo me avisa “está errado” e sinto um desconforto na alma, um peso na consciência. E isso é maravilhoso, porque não estamos perdidos nesse mundo.


Hoje você está investindo seu tempo da melhor maneira possível. Se alimentando espiritualmente, louvando a Deus, ouvindo a palavra, estando nesse lugar com outras pessoas que também tem fome de Deus. Nós não poderíamos estar num lugar melhor, porque quando semeamos no espírito colhemos para a vida espiritual e para a vida eterna. Quando semeamos para a carne, colhemos ruínas decadências e destruição.

Então o que significa “se tua mão te escandalizar, corte. Se seu pé te escandalizar, corte. Se seu olha te escandalizar, arranque-o”?


Se alguma coisa em sua vida, algum comportamento está te escandalizando, está te deixando numa posição em que você não está em paz consigo mesmo, então corte-o fora, livre-se dele, tire-o fora de sua vida, porque está envenenando você e você precisa lidar com isso e precisa ser agora!


“Ah mas eu vou fazer isso amanhã!”

Sabe, tem um relato na bíblia tão absurdo que chega a ser patético a respeito do Faraó, quando ele não deixou o povo de Israel ir embora. E Deus continuou mandando praga, e mais praga, e mais praga. Ela dizia que ia deixar o povo ir e não deixava ir. E finalmente Deus enviou a praga das rãs. Havia rã por todos os lugares!

Êxodo 8: 1 Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.

2 E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos. 3 E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras. 4 E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos. 5 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, e faze subir rãs sobre a terra do Egito. 6 E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egito. 7 Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito. 8 E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao Senhor. 9 E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio? 10 E ele disse: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o Senhor nosso Deus.

Haviam rãs por toda parte! Sobre todos os egípcios. Não da para tacar repelente nos sapos para eles irem embora, você precisa lidar com eles. Então faraó finalmente disse a Moises que deixaria o povo ir oferecer sacrifício a Deus. Então Moisés respondeu, ok! Quando quer que eu ore? E Faraó responde “amanhã”.


Agora, quem em sã consciência iria querer dormir com sapos se não fosse extremamente necessário?! “Amanhã” pode ser a palavra mais perigosa do nosso idioma! Quando nós sabemos o que é certo e não o fazemos é pecado! Há pecados que nós cometemos e então há coisas que se tornam pecados porque devemos fazer e não as fazemos. Precisamos fazer as coisas que Deus quer que a façamos.


Quando nós começamos a ler a bíblia descobrimos várias coisas que não sabíamos que entristecia o coração do nosso Deus. E quando lemos a palavra o Espírito Santo começa a nos incomodar com coisas que outrora não nos incomodava. E isso é uma das maiores bençãos que nós podemos ter. Não ficar sozinho no pecado.

Pensar que o comportamento errado é certo é uma condição terrível de se encontrar. E hoje vemos um monte de pessoas com esses valores invertidos.

Isaías 5:20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!

Eu sou tão grata por conseguir enxergar o que é certo e o que é errado! Assistir a televisão e conseguir identificar o que é certo e o que é errado. É triste ver pessoas que só sentam e são programadas para receber todas aquelas informações sem filtrar e sem identificar o que é certo e o que é errado. É bom saber o que é errado e o que é certo!


Deuteronômio 30:19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

Mateus 18: 9 E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. Você pesquisa alguma coisa na internet. Uma roupa, um sapato. Depois que você pesquisa começa a aparecer várias propagandas do mesmo item que você pesquisou. Várias!!!! E de repente começam a aparecer propagandas de outros seguimentos! Coisas que é improprio ficar olhando. Com mulheres quase sem roupa entre outras. Você não precisa ficar olhando essas imagens. Você pode bloquear esse tipo de notificação! O maior erro das pessoas que as levam ao pecado é pensar que podemos brincar com fogo e não sermos queimados.

Efésios é um livro maravilhoso! Quem não leu, leia!! Nos capítulos 1,2 e 3 Paulo nos ensina quem nós somos em Deus. Como somos amados, sua graça, nossa herança, como Ele nos amou quando estávamos no pecado. Nesses capítulos entendemos como somos amados!


Aí começamos o capítulo 4 “PORTANTO”. Toda vez que você ver a palavra portanto, é melhor ter muito cuidado. Porque agora ele está prestes a revelar algumas verdades a seu respeito. Porque ele está falando: “por causa de quem você é em cristo, por causa do que Eu fiz em você, portanto, comporte-se direito”. Então os três últimos capítulos são “não faça isso, não faça aquilo”. E todo mundo gosta dos capítulos 1, 2 e 3. Nós gostamos de tudo isso. Mas o ponto aqui é que não há sentido em tentar mudar o seu comportamento nem tentar trabalhar com Deus para tentar mudar o seu comportamento se você não sabe quem é em Cristo. Porque você vai viver sob condenação toda vez que cometer um erro.


Saiba quem você é em Cristo, mas depois de saber que você é em Cristo não se alimente de leite o resto de sua vida, comece a comer a carne da palavra pois é hora de crescer.


Quando pecamos contra nossa própria consciência e estamos nos ofendendo é um grande problema. Consciência culpada é um grande problema porque isso bloqueia a ousadia. Precisamos ir ousadamente ao trono. E ousadamente pedir as coisas a Deus e ousadamente pedir a Deus para usarmos. Mas se nós nos sentirmos condenados e uma consciência culpada nós não vamos sentir que podemos chegar diante de Deus e falar alguma coisa.

1 João 3:21 Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; Uma consciência culpada nos faz recuar de medo. Nós nos afastamos de Deus ao invés de irmos em direção a Ele. Mas o apóstolo Paulo diz:

Romanos 9:1 Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):

Quando somos maduros e bem firmados na palavra de Deus, ninguém precisa dizer para você que você está fazendo errado, você bem sabe disso. Imediatamente o Espírito Santo te avisa. Ele é a luz dentro de nós que continuamente nos guia no caminho correto. O que eu quero te dizer é que se algo não está certo, conserte isso. Não durma com sapos mais uma noite! Não deixa para amanhã ou depois ou outro dia. Eu estou falando de pessoas que não estão fazendo o que deveriam fazer. Até porque, não existe a possibilidade de uma pessoa que está lendo a bíblia diligentemente, buscando a Deus continuamente não mudar. Eu não acho que isso seja possível.

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page