top of page
  • Foto do escritorIgreja Cristã

A ORAÇÃO É A CHAVE - Pr. Eduardo Carneiro

LUCAS 5:12-16 - Estando Jesus numa das cidades, passou um homem coberto de lepra. Quando viu Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e rogou-lhe: "Se quiseres, podes purificar-me". Jesus estendeu a mão e tocou nele, dizendo: "Quero. Seja purificado!" E imediatamente a lepra o deixou. Então Jesus lhe ordenou: "Não conte isso a ninguém; mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho". Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.

Muitas pessoas se reuniam para ouvir as mensagens de Jesus e eram curadas, elas ficavam maravilhadas com o poder de Deus, com os milagres e com as mensagens. Hoje não pode ser diferente, porque Jesus continua vivo operando milagres no nosso meio.


Quando nós entramos pela porta da igreja, algo tem que acontecer na nossa vida. Nós temos que ser edificados através da palavra. Através da palavra existe cura, libertação, transformação etc.


Não podemos entrar num lugar onde esteja sendo pregada a Palavra de Deus e não termos mudança. Não existe isso, porque Jesus é o mesmo ontem, hoje e será o de amanhã. Então temos que entender que onde Jesus está há unção, poder e milagres.

Precisamos saber, também, como está o nosso coração, para sabermos se as sementes vão cair em terra fértil.


No versículo de 16 diz assim: Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.

Nós precisamos ter um momento no secreto com o Senhor, temos que ter os nossos momentos de oração. Temos que ter um momento de conversar com Deus, entrar no nosso quarto, entrar de baixo do nosso talit para orar. Temos que gastar tempo em oração. Hoje não vemos pessoas empenhadas em buscar a Deus em oração. Não é só buscar a Deus falando daquilo que estamos precisando.


De todos os evangelhos, o Livro de Lucas é que ressalta mais a prática de oração da vida de Jesus.

Lucas 3:21 - Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu


Lucas 6:12-13 - Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos:


Lucas 9:18 - Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos; então lhes perguntou: "Quem as multidões dizem que eu sou?"


Lucas 11:1 - Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: "Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele".


Lucas 22:44 - Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.


Lucas 23:33-34 - Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.


Lucas 23:46 - Jesus bradou em alta voz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". Tendo dito isso, expirou.


Ele ainda orou no túmulo de Lázaro e na última ceia.


Nós vemos em Jesus uma vida de oração e nós precisamos ser imitadores Cristo. Nós temos que orar, temos que ter vida de oração. Hoje muito cristão não recebe vitória poque não tem vida de oração, não tem intimidade com Deus, mas deveria ter.


O que me chamou mais atenção foi em Lucas 3:21 - Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu.

Quando nós estamos orando em secreto, o Senhor derrama unção sobre nós. Quando queremos algo do Senhor, quando estamos buscando os dons e talentos, temos que gastar tempo com o Senhor, que aí Ele derrama unção e poder.


Quando Jesus precisava de resposta ele se retirava para orar, como fala no versículo 16, que ele se afastava da multidão para orar, mas no dia a dia as vezes não conseguimos ter isso.


A Bíblia diz que para escolher os 12 apóstolos ele se retirou para orar. Às vezes você precisa se retirar para o seu secreto e orar que Deus vai dizer o que vai acontecer, o que você precisa fazer. Não é você simplesmente perguntar “Deus para onde eu vou, para a direita ou para a esquerda?” e pronto, acabou...


Para Jesus escolher os 12 apóstolo, ficou a noite toda orando. Então para você ter vitória, fazer escolhas na sua vida: é esse o namorado ou não é esse namorado, é esse o trabalho ou não é esse o trabalho, é essa a posição que eu vou tomar, é essa a decisão que eu vou tomar, você tem que gastar noite em oração. Não é rápido...


Depois fala que Deus não responde suas orações. Precisamos aprender a ter intimidade com o Senhor através da oração.


Quando não desenvolvemos uma intimidade com Deus, passamos a depender de terceiros para termos as respostas de Deus, essa é a questão.

Antes de fazer uma pergunta aos seus discípulos ele foi orar, como está em Lucas 9:18.


Quando você precisar fazer alguma pergunta importante, seja para o seu chefe, ou para alguém importante, você tem que orar: “Senhor envia seus anjos a frente”, “Senhor preciso falar com meu chefe”, “preciso falar com minha esposa”, “com meu marido”, “Senhor eu preciso resolver isso”. Temos que orar, Jesus fez assim.

Através da sua oração, Deus vai te dar estratégia para o trabalho, para seu negócio, para o financeiro, vai dar estratégia para tudo.


A oração tem que fazer parte da nossa vida, porque se somos imitadores de Cristo, temos que imitá-lo, também, nessa questão da oração. Só que é tão mais fácil pedir para um intercessor orar, um irmão orar... Você pode até pedir aos irmãos, aos pastores para orarem, mas antes você tem que orar. Antes de pedir a alguém para orar, você tem que levantar a sua voz em oração, porque a sua oração é primordial. A oração dos outros será um complemento da sua oração no altar. Dessa forma você não vai ser dependente do homem.


Valorize esse Deus que tem dentro de você e comece a aprender a intercessão e a oração. Nós estamos aqui para acrescentar a nossa oração à sua, mas não para pagar preço por você. Quando a pessoa é bebe na fé a gente faz, a gente ora, mas quando a pessoa é madura, tem que passar as próprias experiências e ter suas próprias vitórias. Por isso você tem que exercitar o que Jesus fez: vai para o secreto, vai para o seu quarto, vai para debaixo do seu talit e começa a ter experiência com Deus.


Só que para muitos cristãos hoje é mais fácil o drive thru do que ficar sentado esperando o restaurante servir. É mais fácil você ligar e pedir, do que você sentar e olhar o cardápio, ter tempo para esperar fazer e depois degustar.

Precisamos parar com isso para podermos crescer e amadurecer.


Fazer pedidos a Deus, conversar com Ele durante os nossos afazeres, não substitui os nossos momentos de intimidade com Ele, porque se não você não chega em lugar nenhum.


Você tem que se retirar para orar, se você quiser ficar ajoelhado fica, se quiser ficar deitado fica, se quiser ficar de pé fica, mas não deixe de orar.

Não se preocupe com o tempo, mergulhe na dimensão da oração.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page