top of page
  • Pra. Gabriella Carneiro

Entre Desertos e Palácios


Texto base: Êxodo 2

A nossa vida é traçada, hora por desertos, hora por palácios. Mas precisamos concordar que todos nós preferimos os palácios. Somos filhos do Rei, então merecemos os palácios.

V.19 “Um egípcio nos libertou das mãos dos pastores.”

Moisés era egípcio? Mas falava como egípcio, andava como egípcio, pensava como egípcio, se vestia como egípcio, foi educado como um egípcio, porque foi criado na casa de Faraó, foi educado no palácio.

O fato é que o ambiente onde vivemos nos influencia. Somos como esponjas que absorvem as informações que estão ao nosso redor. Moisés absorveu todas as informações que lhe foram passadas, de maneira que, quando olhavam para ele se notava de onde ele era, pois carregava consigo as informações do ambiente que ele vivia.

Essa mesma história descrita em Êxodo 2 também encontramos em Atos 7

Atos 7.22 - “E assim, Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e tornou-se um homem poderoso em palavras e obras.” 23 “Quando completou quarenta anos, Moisés decidiu visitar seus irmãos israelitas.”

Aí entendemos por que as filhas de Jetro achavam que Moisés era egípcio! Ele viveu 40 anos naquele lugar. Mas não foi no palácio que o propósito do Senhor se cumpriu na vida de Moisés. Não foi lá que que Moisés viveu o episódio mais importante de sua vida. Não foi por ter morado no palácio que Moisés se destacou.

Foi no deserto que Moisés conheceu a Deus e teve o propósito de sua vida alcançado. Permaneceu no deserto por mais 40 anos para depois cumprir a vontade de Deus e retornar para o Egito e salvar o povo.

O fato é que precisamos saber viver, tanto no deserto quanto em palácios, e extrair desses lugares aprendizados para a nossa vida. Por que independente do lugar onde vivemos, o Senhor sempre estará conosco.

Porém, é muito mais fácil vivermos em palácios do que em desertos. Porque no deserto precisamos clamar a Deus para comer, precisamos clamar a Deus para beber água fresca, clamar a Deus para receber da Sua providência, enquanto nos palácios já está tudo pronto a nossa disposição.

Precisamos saber viver em todas as esferas de possibilidades, mas sempre lembrando que o centro das nossas vidas precisa ser o Senhor. Assim seremos bem sucedidos em tudo o que fizermos.

4.064 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page