top of page
  • Pra. Rose Carneiro

Quando libertos, porém dominados.


“Um caminho pode parecer certo a uma pessoa, mas seu fim são caminhos da morte”. ( Pv 14:12)

Todos nós, cristãos, somos livres no Senhor, e precisamos manter essa liberdade. Mas será que somos mesmo livres?

As pessoas são escravas por aquilo que as dominam e escravizam aquilo que dominam.

Precisamos ser senhores de todas as áreas da nossa vida. Precisamos ter o controle e sujeitá-lo a Deus, assim viveremos em espírito, mas de uma forma racional.

Quais são as áreas da sua vida que te escraviza?

O que você não consegue dominar?

Às vezes ficamos pensando nos pecados que cometíamos ou cometemos, ficamos pensando nas obras da velha natureza que nos escravizaram por anos, mas essa situação é mais gritante, estamos sempre ouvindo falar sobre isso, sobre a necessidade de abandonarmos o pecado.

O que queremos abordar hoje são as situações que passam despercebidas.

Quando a família de Jacó estava em Canaã e teve fome por toda a terra, ele mandou seus filhos ao Egito para comprar comida. A ideia era comprar a comida e voltar para Canaã.

Com todo o episódio de José (Gn 37), a família de Jacó passou a viver no Egito à convite de José, porque naquele momento era o melhor para eles, era mais fácil eles estarem com José no Egito do que ir e vir de Canaã para comprar comida.

Aos olhos deles isso era um caminho de vida, mas depois se tornou morte.

Embora essa situação já tivesse sido avisada Abraão pelo próprio Senhor, não podemos deixar de enxergar todo o contexto que aconteceu naquele tempo. E com a morte de José que era governador nos tempos de Jacó, os hebreus foram escravizados por 400 anos.

Às vezes somos escravizados e nem percebemos, ou escravizamos e não percebemos. Vamos ver alguns casos que isso acontece:

  • Tem pessoas que são escravizadas por seus pensamentos, que não têm paz, que não conseguem nem dormir...

  • Tem pessoas que são escravizadas na vida sentimental, não conseguem ter um relacionamento saudável, pulam de um relacionamento para o outro e sempre naufragam.

  • Tem pessoas que são escravizadas na área profissional e não conseguem se firmar em nenhum emprego e ficam trabalhando em subempregos, em biscates.

  • Tem pessoas que são escravizadas na área financeira e não conseguem se livrar das dívidas e do crédito.

  • Tem pessoas que são escravizadas pelas doenças, onde as doenças migram de um lugar para o outro no corpo da pessoa, mas nunca estão 100% curadas.

  • Tem pessoas que não conseguem concluir os estudos, desanimam no meio do caminho e têm dificuldade para retornar ou concluir.

As situações são muito variadas, mas são coisas que nos passam despercebidas e achamos que faz parte das circunstâncias.

Quando dominamos aquilo que nos escraviza, passamos a ser senhores.

Quando lemos a Primeira Aliança, vemos isso acontecer. Medite em Juízes 2:10-15.

Deus começou a levantar juízes para tirar o povo da escravidão, como Otni’el, Ehud, D’vorah, Gid’on, Avimelekh, Tola, Ya’ir, Yiftach...

O povo pecava e era escravizado, eles clamavam e Adonai enviava um socorro. Eles tinham paz durante anos e voltavam a fazer a mesma coisa. Sempre que eles eram escravizados, passavam a servir seus dominadores. Isso acontece até hoje e sempre vai acontecer com os escravos.

Só que Deus já enviou nosso libertador e nós não temos necessidade de vivermos escravizados com nada na nossa vida.

Na época de juízes, eles tinham que se levantar contra os opressores para se libertar da escravidão. Hoje precisamos fazer a mesma coisa. Se ficarmos passíveis, resignados e aceitarmos essa condição, nunca seremos libertos.

Qual a área da sua vida que está escravizada? O libertador já foi levantado numa estaca e é através dele que temos nossa liberdade.

Por isso eu te convido a se levantar e expulsar os opressores, seja da área que for.

Vamos pedir perdão pelos pecados que cometemos, que demos legalidade ao Adversário para invadir esse território e que passou a estar sob o domínio dele. Você vai levantar sua voz em oração e vai orar pela sua causa.

Você sabe o que está te dominando, o que está te escravizando, por isso o ideal é que você mesmo faça essa oração. E depois, ore para o Senhor levantar muros de proteção para que o Adversário não volte a invadir o território conquistado, que é nosso por direito de conquista.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page