top of page
  • Foto do escritorIgreja Cristã

O Shofar e Seus Toques


O shofar é um dos instrumentos mais antigos do mundo, feito com o chifre de carneiro. Existem três tipos de shofar:

  1. Shofar Kosher (Pequeno)

  2. Shofar de Carneiro Montanhês (Kudo)

  3. Shofar de Oryx (Reto)

O chifre pode ser tirado de vários animais, como o antílope, uma gazela, embora o considerado kosher é o chifre do carneiro. Nunca devemos usar o chifre de uma vaca, uma vez que nos lembra o bezerro de ouro do deserto.

O primeiro relato sobre o shofar foi no Monte Sinai. O Senhor quando quis falar ao povo de Israel, falou do alto do Monte, em meio ao soar de um shofar.

Êxodo 19:16 - E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de shofar mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. 17 - E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. 18 - E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. 19 - E o sonido do shofar ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.

O shofar aparece em várias passagens bíblicas, até mesmo em Apocalipse, após a abertura do sétimo selo, onde são dados sete shofarot a sete anjos.

O shofar, de uma forma geral, era usado nas Escrituras com a finalidade de:

  • Convocar a assembleia

  • Ordenar que Yisra’el movesse o acampamento

  • Convocar para a guerra

  • Preparar o povo para um anúncio

  • Chamar para a celebração e adoração

O Shofar tem vários sons que estão revelados na Torah. Este instrumento sagrado que Adonai nos mandou tocar, tem um significado tão precioso e profético que precisamos aprender a utiliza-lo corretamente.

Os diferentes toques que são emitidos pelo Shofar, compõem o que se chama sequência. Os toques conhecidos são:

  • Tekiah [Tu uuuuuuuu] – Este primeiro som se caracteriza pela emissão de uma nota cumprida que anuncia a Majestade do Senhor e Rei de Israel.

  • Teruah [Tu Tu Tu Tu Tu Tu Tu Tu Tu] – É a combinação de nove sons curtos que nos chama a despertar. É como uma voz que nos convida refletir profundamente nossas vidas diante do Senhor. Teruah é como uma voz que nos convida a analisarmos retrospectivamente e vermos como estamos em relação ao Eterno.

  • Shevarim [Tuuu Tuuu Tuuuuuuuu] – É uma série média de três sons uniformes. É um convite pessoal que nos faz o Senhor a todos para que voltemos, regressemos a Sua herança, a Sua provisão.

Além do toque, o shofar era muito utilizado para fazer unções e consagrações. Era comum armazenar azeite dentro do mesmo e derramar diretamente sobre os que seriam consagrados. Vemos, por exemplo, o caso de Davi, que foi ungido Rei através de um chifre de Azeite (1 Samuel 16:1)

1.250 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page